Imposto de Renda: importância e diferença entre IRPF e IRPJ

Nessa época do ano, pessoas e empresas começam a se organizar separando os documentos necessários para fazer a declaração de imposto de renda.
Essencialmente, por que é necessário declarar imposto de renda?
 A declaração de imposto de renda, tanto de pessoas físicas (IRPF) como de empresas (IRPJ), visa controlar e observar – por meio do Governo Federal – o que tem sido gasto pelos brasileiros, tendo uma especial atenção à evolução patrimonial de pessoas e empresas.
Portanto, o imposto de renda é uma tributação aplicada a pessoas e empresas.
Abaixo destacamos as diferenças:
– Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF): é o tributo destinado às pessoas físicas. Em 2023, os cidadãos que obtiveram um ganho anual superior a R$ 28.559,70, precisam entregar a declaração de IRPF;
– Imposto de Renda de Pessoas Jurídica (IRPJ): é um imposto desenvolvido exclusivamente empresas, corporações e grupos empresariais. O cálculo é feito com base no lucro obtido no ano anterior, considerando uma das 4 modalidades de tributação: Simples Nacional, Lucro Arbitrado, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Você tem dúvidas em relação ao processo de declaração de imposto de renda? Conte com a expertise da nossa equipe! Esclareceremos todas as suas dúvidas, seja na esfera física ou jurídica.

Depreciação

A depreciação é a diminuição do valor de determinados bens ocasionada por uso, obsolescência ou por seu desgaste natural. Inicia quando o bem é instalado,

Ler Artigo »