Dando continuidade a nossa proposta, hoje abordaremos os outros 3 pontos importantes para a gestão da folha de pagamento.
4 – Tenha uma reserva de emergência: ter uma visão de risco sobre e gestão da folha de pagamento é imprescindível, pois, mesmo que as contas desse processo esteja em dia, uma reserva financeira pode suprir fluxos financeiros inesperados, como ações trabalhistas ou demissões não programadas;
5 – Utilize a tecnologia: adotar a tecnologia é estratégico e traz melhorias ao desempenho operacional. Sistemas que automatizam a gestão da folha de pagamento podem, por exemplo, emitir notas fiscais, o que minimiza erros e otimizar o tempo da equipe;
6 – Capacitação da equipe: a gestão da folha de pagamento tem uma interface importante com o departamento financeiro e RH. Um erro bastante comum é sobrecarregar os colaboradores do RH com mais essa atividade, o que pode levar a uma gestão pouco eficiente da folha de pagamento. Nesse caso, a melhor solução é ter uma equipe capacitada e dedicada a essa atividade ou adotar a terceirização da gestão da folha de pagamento.
A sua empresa está utilizando as melhores práticas na gestão da folha de pagamento? Otimizar esse processo evita problemas fiscais e trabalhistas, além de melhorar a performance da sua empresa. Entre em contato com um dos nossos especialistas! Estamos à disposição para atendê-lo(a).
Leia também: Eficiência na gestão da folha de pagamento: 6 pontos fundamentais – parte 1
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco