Dos centros de custos aos centros de resultados: como essa evolução pode maximizar a sua receita?

Nas empresas, centros de custos são centros de responsabilidade, onde gerentes e funcionários controlam custos, mas não receitas ou níveis de investimentos.
Mas considerando uma perspectiva gerencial contemporânea, mesmo que o foco esteja voltado aos custos, é importante ocorrer a identificação de sua receita correspondente, pelos seguintes motivos:
– custos representam recursos consumidos com o propósito de se gerar algum produto. Por isso, deve-se identificar esse grau de contribuição;
– o controle de custos é mais efetivo quando confrontado com a receita gerada, permitindo, assim, a análise dos efeitos de um programa de custos, em termos de sua contribuição ao resultado da empresa;
– se o custo é relevante para fins de controle, então a sua confrontação com a correspondente receita gerada constitui um parâmetro para avaliar tal relevância.
Já os centros de resultados representam um seguimento da empresa que é responsável não apenas por custos, mas também por receitas e, portanto, por resultados.
Desta forma, a utilização de centros de resultados, no lugar de centros de custos, pode fornecer informação mais para decisões que envolvem custos.
A sua empresa está precisando gerir custos por meio de centros de resultados? Converse conosco. Temos os melhores especialistas para ajudá-lo(a) na gestão contábil do seu negócio!

Depreciação

A depreciação é a diminuição do valor de determinados bens ocasionada por uso, obsolescência ou por seu desgaste natural. Inicia quando o bem é instalado,

Ler Artigo »