Depreciação

A depreciação é a diminuição do valor de determinados bens ocasionada por uso, obsolescência ou por seu desgaste natural. Inicia quando o bem é instalado, posto em serviço ou esteja em condições de operar na forma pretendida pela administração, e finalizada quando o ativo é baixado (Lei nº 4.506/64, art.57, § 8º). O seu valor deverá ser computado como custo, caso o bem seja utilizado para produção de serviços, ou despesa operacional para os demais casos, não podendo ultrapassar o custo de aquisição do bem a que se refere.

A depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que ao longo do tempo é descontado, de acordo com sua expectativa de vida útil. Aplica-se no caso dos bens que compõem o ativo permanente da empresa, aqueles que foram adquiridos com a expectativa de serem usados por mais de um ano. Em geral, o ativo permanente costuma corresponder ao ativo imobiliário, ou seja, os bens que garantem as atividades da empresa e que são usados visando obter benefícios econômicos. Alguns exemplos são os imóveis, as máquinas e equipamentos, e os veículos.

Taxa de Depreciação dos Principais Bens
Tipos de BensTaxas Anuais de Depreciação
Edificações4%
Instalações10%
Móveis e Utensílios10%
Máquinas e Equipamentos10%
Ferramentas15%
Veículos de Passageiros20%
Tratores25%
Computadores e Equip. de Informática e Comunicação20%

Base Legal: Lei nº 4.506/64, art.57, § 8º

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Depreciação

A depreciação é a diminuição do valor de determinados bens ocasionada por uso, obsolescência ou por seu desgaste natural. Inicia quando o bem é instalado,

Ler Artigo »